Doenças do couro cabeludo: causas e tratamentos

Picture of Cosmedica

Cosmedica

Somos uma equipe internacional dedicada a oferecer o melhor tratamento de transplante capilar. Nosso objetivo é informar e educar as pessoas em todo o mundo sobre a perda de cabelo e seus tratamentos.
Nesta postagem

A queda de cabelo excessiva pode ser provocada por uma vasta gama de doenças do couro cabeludo de natureza autoimune, genética, fúngica, bacteriana ou hormonal. Assim sendo, para tratar eficazmente a queda, primeiro, é fundamental identificar a causa por detrás do problema e só depois será possível determinar qual a opção mais adequada para o quadro clínico de cada paciente. 

Principais doenças do couro cabeludo

doencas do couro dermatite seborreica

Existem diversas condições crónicas e agudas que afetam diretamente a saúde capilar, resultando em sintomas como queda de cabelo, vermelhidão ou comichão. Contudo, apesar de muitas vezes estes problemas partilharem o mesmo tipo de sintomas, as suas causas e tratamentos clínicos variam frequentemente entre si.

Alopecia

A alopecia é uma condição desencadeada por uma resposta errónea do sistema imunológico, que confunde os folículos pilosos com agentes nocivos. Esta condição afeta sobretudo pessoas com predisposições genéticas para doenças autoimunes, mas pode também ser despoletada por alterações hormonais repentinas. Os tratamentos mais comuns consistem na utilização de produtos tópicos como Minoxidil, corticosteroides, imunossupressores e sessões com luz UV. Contudo, esta é uma doença crónica, pelo que há sempre o risco de tornar a ficar ativa.

Eflúvio telógeno

O eflúvio telógeno é causado quando uma quantia maior de folículos pilosos entra simultaneamente na fase telógena (fase de repouso). Esta condição é temporária e pode ser provocada por um aumento nos níveis de stress, alterações hormonais, toma de medicação e mesmo procedimentos cirúrgicos. Normalmente, os tratamentos limitam-se à toma de certos suplementos, como biotina e ferro.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma condição provocada pela inflamação dos folículos pilosos, afetando diretamente as glândulas sebáceas, o que resulta de uma excessiva produção de sebo. Esta condição pode ser causada por fungos (mais precisamente, o fungo Malassezia), alterações hormonais ou stress. Os tratamentos costumam consistir na lavagem capilar com champôs antifúngicos com cetoconazol, corticosteroides tópicos e produtos à base zinco ou ácido salicílico.

Foliculite 

A foliculite é uma infeção bacteriana que pode ser causada pela ação de fungos, por produtos químicos ou devido à obstrução dos folículos pilosos, levando à queda excessiva. Outros sintomas incluem vermelhidão e dor localizada. O tratamento depende da causa, mais as opções comuns passam pela aplicação de antibióticos tópicos e antifúngicos.

Como prevenir as doenças do couro cabeludo

Os problemas capilares podem ter várias causas. Alguns casos devem-se a fatores genéticos, mas nas situações em que a queda é provocada por fatores externos, é possível adotar hábitos preventivos.

O couro cabeludo é uma área sensível e a sua saúde depende da higiene e cuidados capilares, alimentação e dos radiais livres a que somos expostos. Assim, é essencial escolher produtos indicados para o seu tipo de cabelo, evitar procedimentos estéticos agressivos para os fios e manter uma dieta rica em vitaminas, antioxidantes e minerais. 

Se surgirem sintomas como queda excessiva, vermelhidão, comichão ou descamação, deve procurar aconselhamento médico o mais rapidamente possível para travar o agravamento do problema e usufruir de um tratamento eficaz

Reverter a queda com transplantes capilares

transplante capilar turquia

Os transplantes capilares são a única forma de criar novos folículos, através de pequenas incisões no couro cabeludo, onde são implantados fios saudáveis de uma área doadora viável. Uma das clínicas mais bem-sucedidas neste procedimento é a Cosmédica, especializada em transplante capilar na Turquia, que apresenta uma taxa de sucesso de 98%. 

Esta clínica foi fundada em 2011 pelo Dr. Levent Acar, cirurgião capilar pioneiro na técnica de FUE com lâminas de safira, um material que promove uma recuperação pós-operatória mais rápida. Todos os pacientes passam por uma avaliação médica inicial para avaliar a viabilidade do procedimento, já que as doenças do couro cabeludo podem comprometer os resultados caso não estejam devidamente controladas.

O preço do transplante capilar depende do pacote escolhido, havendo três pacotes ao dispor:

FUE Gold: os folículos são extraídos com micro-lâminas de safira e implantados com fórceps.

DHI Saphire: os folículos são extraídos com micro-lâminas de safira e impantados com uma implanter pen, um instrumento que permite inserir vários folículos em simultâneo sem causar quaisquer danos às raízes. O paciente também recebe um pack de cuidados capilares para 2 meses.

VIP DHI: utiliza as mesmas técnicas do DHI Saphire, com a diferença que o pack de cuidados capilares tem uma duração de 4 meses, e a cirurgia é realizada pelo Dr. Levent Acar.

Resultados

A integração total dos fios transplantados no couro cabeludo pode levar até um ano após a cirurgia, mas deverão começar a surgir melhorias visíveis na área intervencionada a partir do primeiro trimestre. Isto porque será necessária uma regeneração natural do ciclo capilar para que os novos fios comecem a crescer ao ritmo dos fios nativos. A Cosmética disponibiliza uma galeria de fotografias antes e depois do transplante capilar, onde é possível verificar a qualidade do trabalho do Dr. Acar e da sua equipa. Os pacientes apresentam uma cabeleira preenchida e com uma aparência 100% natural, como se a queda nunca tivesse ocorrido.

Conclusão

As doenças do couro cabeludo são condições que afetam todo o tipo de pessoas e podem ter um impacto significativo na saúde capilar e no bem-estar geral. A identificação atempada das causas subjacentes à queda é fundamental para o sucesso do tratamento e para a mitigação dos sintomas. Seja por meio de tratamentos tópicos, mudanças no estilo de vida ou, em casos mais críticos, procedimentos como o transplante capilar, é essencial que a abordagem seja personalizada e orientada por um profissional de saúde.

Read more posts like this